quinta-feira, 7 de novembro de 2013
--THÉRÈSE de ALAIN CAVALIER (*)
UMA PRAGA
DA NOVA VAGA
FOI A CHAGA
DO CINEASTA
CRITICO
TERRIFICO
A CRUCIFICAR
COMO PESTE
O SEU PAR
SE ESTE
NÃO COMUNGAR
NO SEU PENSAR
CRIANDO INJUSTIÇAS
GRITANTES
NAS LIÇAS
DO TEMA
CINEMA
O QUE EM TESE
REMETE
PARA "THÉRÈSE"
NUMA VISÃO
DE DEPURAÇÃO
RADICAL
DO CINEMA TEATRAL
ONDE PARA SANTA TERESINHA
DE LISIEUX
SE USOU
A MAGIA
DA FOTOGRAFIA
QUE A RETRATOU
COM O EXPOENTE
DIFERENTE
DA CRENTE
NAS SUAS VIAGENS
PELAS IMAGENS
DE INSPIRAÇÃO
PARA O CONVENTO
SEM QUALQUER
LAMENTO
NUM ECLIPSE
DA ELIPSE
SUPREMA
DE UM CINEMA
ORDENADOR
OU
SIMPLIFICADOR
PARA O ESPECTADOR
VER
A CARA E MÃO
DESTE SER
DE SIMPATIA
NUMA APATIA
DA TRADIÇÃO
SEM SUBVERSÃO
NA INTENÇÃO
DISMIFICADORA
DA ADORADORA
DE DEUS
ONDE OS SEUS
ESTÃO
NA IGREJA
O QUE ENSEJA
AO CINEASTA
QUE A DESBASTA
OS SEGREDOS
PARA ENTENDER
OS MEDOS
NO FRIO
SACRIFÍCIO
DA MENTALIDADE
NA SANTIDADE
ESCONDIDA
E
SENTIDA
NUM DESTINO
FEMININO
NA SECURA
DA PROCURA
DURA
(*) Filme de 1986,sobre a vida de SANTA TERESINHA DE LISIEUX (1), visto na CINEMATECA MUSEU-CINEMA.
(1)Visitar aCatedral de Santa Teresinha em Lisieux, na Normandia, representou para mim uma jornada mística de grande significado.
--Veja ANDANÇ(AS).
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