quinta-feira, 7 de novembro de 2013

--THÉRÈSE de ALAIN CAVALIER (*)








UMA PRAGA

DA NOVA VAGA

FOI A CHAGA

DO CINEASTA

CRITICO

TERRIFICO

A CRUCIFICAR

COMO PESTE

O SEU PAR

SE ESTE

NÃO COMUNGAR

NO SEU PENSAR

CRIANDO INJUSTIÇAS

GRITANTES

NAS LIÇAS

DO TEMA

CINEMA

O QUE EM TESE

REMETE

PARA "THÉRÈSE"

NUMA VISÃO

DE DEPURAÇÃO

RADICAL

DO CINEMA TEATRAL

ONDE PARA SANTA TERESINHA

DE LISIEUX

SE USOU

A MAGIA

DA FOTOGRAFIA

QUE A RETRATOU

COM O EXPOENTE

DIFERENTE

DA CRENTE

NAS SUAS VIAGENS

PELAS IMAGENS

DE INSPIRAÇÃO

PARA O CONVENTO

SEM QUALQUER

LAMENTO

NUM ECLIPSE

DA ELIPSE

SUPREMA

DE UM CINEMA

ORDENADOR

OU

SIMPLIFICADOR

PARA O ESPECTADOR

VER

A CARA E MÃO

DESTE SER

DE SIMPATIA

NUMA APATIA

DA TRADIÇÃO

SEM SUBVERSÃO

NA INTENÇÃO

DISMIFICADORA

DA ADORADORA

DE DEUS

ONDE OS SEUS

ESTÃO

NA IGREJA

O QUE ENSEJA

AO CINEASTA

QUE A DESBASTA

OS SEGREDOS

PARA ENTENDER

OS MEDOS

NO FRIO

SACRIFÍCIO

DA MENTALIDADE

NA SANTIDADE

ESCONDIDA

E

SENTIDA

NUM DESTINO

FEMININO

NA SECURA

DA PROCURA

DURA












(*) Filme de 1986,sobre a vida de SANTA TERESINHA DE LISIEUX (1), visto na CINEMATECA MUSEU-CINEMA.











(1)Visitar aCatedral de Santa Teresinha em Lisieux, na Normandia, representou para mim uma jornada mística de grande significado.








--Veja ANDANÇ(AS).









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